SÉCULOS XIX E XX
No princípio do século XIX e após a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, Sebastião José de Carvalho Visconde de Chancelleiros, Ministro das Obras Públicas na época, adquiriu o Convento da Visitação fundado em 1540, bem como algumas outras Quintas, e transforma-as em belíssimas propriedades vitícolas. Assim renasce uma das mais antigas Quintas da região de Alenquer.
Ali mandou edificar uma magnífica vivenda, hoje classificada como edifício de elevado interesse histórico e patrimonial, bem como uma adega para apoio à zona vinhanteira que cobre algumas das faldas da serra de Montejunto em finais do século XIX, hoje recuperada e em funcionamento.
Cem anos mais tarde, os vinhos adquiriram elevada qualidade, facto que não passou despercebido a Abel Pereira da Fonseca, também proprietário e importante negociante de vinhos na época, que compra a Quinta e reconstrói a adega, modernizando as instalações, e divulga e comercializa com sucesso o vinho, prática que mantém mesmo depois de ter vendido a Quinta ao Comendador Nunes Correia.
A água do convento da Visitação, Factor prevalecente ao longo dos séculos, foi estudada no início do século XX. O pelo Prof. Charles Lepierre que classificou a água da nascente da Fonte do Leão como minero-medicinal, bicarbonatada, fluoretada cálcica, principalmente adequada para o tratamento de doenças do foro digestivo. É uma das primeiras águas a ser referenciada na Europa, ao lado da do LUSO, da EVIAN e da VICHY e chegou a ser comercializada em Lisboa.
Em 1975 Josué Carvalho, adquire a Quinta do Convento, e conjuntamente com a sua nora Cristina de Albuquerque, fundam a Sociedade Agrícola da Quinta do Convento da Visitação em 25-09-1997.
Durante mais de quinhentos anos a Quinta do Convento conheceu apenas cinco proprietários diferentes, mantendo sempre uma estrutura familiar. Hoje a gestão da Quinta é da responsabilidade de Cristina que se orgulha de ter progressivamente e completamente reestruturado as vinhas, adquirindo algumas, renovando equipamentos técnicos e edifícios de exploração vínica.
A Quinta do Convento faz parte das Rotas do Vinho de Alenquer, um itinerário turístico oficial com características culturais e gastronómicas centradas no vinho.